05 curiosidades que você não sabia sobre a gastronomia brasileira
05 curiosidades que você não sabia sobre a gastronomia brasileira2

A gastronomia é considerada, do ponto de vista técnico, como um setor que abarca a culinária, materiais usados na preparação dos alimentos e bebidas. No entanto, ela pode ser muito mais complexa do que isso, visto que retrata um pouco da cultura de cada sociedade. É por isso que existem os chamados pratos típicos de cada lugar, por exemplo.

Confira a seguir uma lista com algumas curiosidades bem interessantes da gastronomia brasileira, tão rica e deliciosa!

1) O Abará é um bolinho preparado basicamente com uma massa de feijão bem temperada, mais consumido no Nordeste. O prato tem origem africana e pouca gente sabe, mas dentro do candomblé ele é oferecido às entidades Omulu e Oxumaré, portanto, é uma “comida-de-santo”.

05 curiosidades que você não sabia sobre a gastronomia brasileira

2) Outro legado da cultura africana para o Brasil é o Aluá, uma bebida fermentada que pode ser feita com milho, arroz ou casca de abacaxi. De forma semelhante ao Abará, o Aluá também era uma oferenda para os orixás nas festas típicas africanas.

3) Ainda falando sobre as influências africanas sobre a gastronomia brasileira, podemos citar que alguns ingredientes muito presentes na nossa culinária até os dias de hoje foram trazidos daquele continente, como a banana, o café, o azeite de dendê e a pimenta malagueta.

4) A culinária brasileira também teve influências indígenas ao assimilar a farinha de mandioca e o hábito de preparar determinados pratos cozinhando na folha de bananeira. Além disso, também é graças aos índios que os nossos alimentos (pelo menos parte deles) são mais moderados quanto ao sal e outros condimentos.

05 curiosidades que você não sabia sobre a gastronomia brasileira1

5) As regiões Sul e Sudeste têm traços cosmopolitas e isso se reflete também na culinária. A gastronomia desses locais é um mix da italiana, japonesa, ucraniana, polonesa, alemã, russa, húngara, chinesa, coreana e vietnamita! Nos três estados do Sul é possível encontrar inúmeras opções para se deliciar.

 

O Brasil é conhecido pela miscigenação de culturas, por conta do processo de colonização e por ter recebido gente de todas as partes do mundo. Isso reflete diretamente na gastronomia! Essa mistura de influências resulta em pratos com a nossa cara, que conseguem agradar a todos os tipos de paladares, tanto dos brasileiros quanto dos turistas!

Comments

comments

Leave a Reply